ESPESSAS TREVAS
17 de outubro. Já não prefiro sentir fervor ou não senti-lo.
Abandono-me ao que Jesus quiser. Ofereci-me a ele como vítima.
Quero ser crucificada.
Jesus meu, sou toda tua. Entrego-me por completo à tua divina vontade. Dá-me a cruz, porém dá-me força para levá-la. Não importa que me dês o abandono do Calvário ou o gozo de Nazaré.
Só quero ver-te contente, a ti. Nada me importa não sentir, estar insensível como uma pedra; porque sei que tu sabes que te amo.
Dá-me a cruz. Quero sofrer por ti; porém, ensina-me a sofrer amando, com alegria, com humildade.
Senhor, se a ti agrada, que aumentem mais as trevas de minha alma. Que eu não te veja. Não me importará, porque quero cumprir a tua vontade. Quero passar a minha vida sofrendo para reparar os meus pecados e os dos pecadores; para que se santifiquem os sacerdotes. Não quero ser feliz, mas que tu sejas feliz.
Quero ser soldado para que possa dispor a cada instante de minha vontade e gostos. Quero ser ardente, forte, generosa no teu serviço, Senhor, Esposo de minha alma.
SOU MUITO ORGULHOSA
18 de outubro. Hoje tive de vencer-me muito. Tive raiva, sofrimento por desobedecer e fazer minha vontade. Aborreci-me e pensei que não tinha vocação. Que era uma ilusão, só uma ideia.
Que me desesperaria depois; enfim, tantas coisas.
Além disso, uma madre distribuiu doces para nós. E como me deu um pequeno, deu-me raiva e não o aceitei. E depois não aceitei o outro que me deu. Jesus querido, que dizes deste soldado tão covarde? Perdoa-me. De outra vez serei melhor. Lanço-me nesse imenso oceano de amor de teu coração para assim abismar minha pequenez na grandeza de tua misericórdia.
Noto que sou muito orgulhosa. Porém, dou graças a Deus, que me iluminou com sua graça. Quero ser humilde, esquecer-me de mim mesma inteiramente.
SEREI SERVA
29 de outubro. Amanhã é dia de recreio para as irmãzinhas.
Nós, as Filhas de Maria, vamos substituí-las fazendo o ofício de Marta. Amanhã vou servir, ser servente, serva, é o que me compete.
Hoje não comunguei. Que pena tenho! Jesus me faz falta.
30 de outubro. Servi como irmã o dia inteiro. Gostei. Parecia-me servir a Jesus.
Jesus- fez-me ver a necessidade que tem a carmelita de viver sempre ao pé da cruz para aprender ali a amar e sofrer.
Tenho pena, pois sempre que peço dinheiro ao meu pai, ele me diz que não tem. Que irá fazer quando tiver de me dar o dote para eu ser carmelita? Creio que não vai querer me deixar ir. Vejo tanta hostilidade contra elas . . . Jesus meu, confio em ti. És todo-poderoso. Vem roubar-me e que seja logo!
31 de agosto de 2021
Teresa de Los Andes - Deus, Alegria Infinita - Diário e Cartas
30 de agosto de 2021
Teresa de Los Andes - Deus, Alegria Infinita - Diário e Cartas
SEMPRE LEMBRAMOS DE VOCÊ
Sempre lembramos de você. Não imagina o quanto sentimos sua falta, pois seríamos duplamente felizes se você, paizinho, estivesse aqui.
Fizemos muitos passeios. Domingo fomos à fazenda do Sr. Ricardo Salas com cinco meninas. Foi muito divertido. Têm uma magnífica quadra de tênis. Divertimo-nos o dia inteiro.
Amanhã parece que veremos levantar voo um aeroplano. De boa vontade subiria para aterrissar em São Xavier e ir dar-lhe um beijo e um abraço muito apertado.
Mamãe está muito bem; recordando-o muito; pois você faz muita, muitíssima falta. Esperamos tê-lo bem depressa entre nós.
Venha logo, paizinho, para passarmos pelo menos dois dias com você, já que nós aproveitamos tão pouco quando você vem, por estarmos internas (Santiago, 29-9-19 17) .
EM PERÍODO DE PROVAS
2 de outubro. Passaram as férias do 17. Que feliz me encontro de novo no colégio, sem haver dado o meu coração a ninguém, todo de Jesus! Que prazer sinto ao viver outra vez na casa de Jesus! Tenho-o tão perto. A cada instante voa meu espírito para os do tabernáculo.
Contudo, faz muito tempo que não sei o que é fervor. Ouço a voz de Jesus; mas não o vejo. Não sinto seu amor. Estou fria, insensível. Isto me serve para ver meu nada, minha miséria.
Estou num período de provas. Nosso Senhor quer que busque somente a ele, sem buscar consolo de· nenhuma espécie na oração.
Porém, eu lhe dou graças, pois assim dou-me a ele sem mistura de interesse, não pelas consolações, mas porque o amo. Contudo, tenho momentos de desalento, pois parece-me que Nosso Senhor me envia isto por causa de minhas ingratidões. Mas quero que se cumpra a vontade de Deus. Se ele quer e isto lhe agrada, quero passar minha vida neste estado de aridez pelos pecadores e sacerdotes (Santiago, 8-1 1-1917).
NÃO SEI O QUE TENHO
3-10 de outubro. Estive muito dissipada. Que fazer com tanta miséria? Jesus meu, minha Mãe, compadecei-vos de mim; livrai-me da tibieza! Estou enferma na alma. Não sei o que tenho. Vou fazer retiro. Vou indagar as causas da minha tibieza. Serei melhor.
Jesus me pede que seja santa. Que faça com perfeição o meu dever. Que o dever - disse-me - é a cruz. E na cruz está Jesus; quero ser crucificada. Disse-me que salvasse almas. Eu o prometi.
Estive muito unida a Nosso Senhor. Contudo, fervor eu não sinto. Estou muito esquisita. Tenho vontade de me portar mal, me enraivecer, enfim, chorar. Creio que tudo provém do meu estado físico, estou muito cansada. Jesus me disse que não me preocupe porque disto não tenho culpa.
29 de agosto de 2021
Teresa de Los Andes - Deus, Alegria Infinita - Diário e Cartas
SINTO-ME MORRER
Morro, sinto-me morrer. Ontem já não podia mais de dor no peito. Estava sufocando. Não podia respirar. Jesus meu, dou-me a ti. Ofereço-te minha vida por meus pecados e pelos pecadores.
Minha Mãe, oferece-me como hóstia!
Estou em casa. Tive de vir porque não podia mais. Amanhã vou comungar. Quanto o desejo. Jesus meu, sou tão má! Necessito de ti para ser boa. Vem, Amor. Vem depressa e te darei meu coração para receber a meu Jesus.
11 de setembro. Era aniversário de minha primeira comunhão, fui comungar. Foi ideal! Faz sete anos uniu-se minha alma com Jesus. Que efusão foi esse primeiro encontro! Jesus pela primeira vez falou à minha alma. Que doce era para mim aquela melodia, que pela primeira vez ouvi.
SOFRER, AMAR E ORAR
Dia 5 de setembro de 1917, de Santiago, escreveu sua primeira carta a madre Angélica, priora das Carmelitas de Los Andes.
Entre outras coisas, diz: A senhora, Madre, já sabe por Chela o carinho e estima que tenho pelas Carmelitas e o desejo que tenho de estar algum dia entre elas. Mas tropeço em muitas dificuldades. A principal é minha própria saúde. Entretanto, já encomendei este assunto à Santíssima Virgem e creio que ela há de abrir-me as portas desse bendito abrigo, se for vontade de Deus, pois, mais que tudo, só desejo isto.
Nunca conheci pessoalmente nenhuma carmelita. Só li a vida de Ir. Teresa e de Isabel da Trindade. Desde então compreendi que o Carmelo é um pedacinho do céu e que a esse monte santo me chamava Nosso Senhor.
Sei que, se for ao Carmelo, será para sofrer. Mas o sofrimento não me é desconhecido. Nele encontro minha alegria, pois na cruz encontra-se Jesus e ele é amor. E que importa sofrer quando se ama? A vida de uma carmelita é sofrer, amar e orar. Eis aí todo o meu ideal. Meu Jesus ensinou-me desde criança estas três coisas.
TUDO ME ABORRECE E CANSA
13. Ontem vim visitar Rebeca, e madre Esquerdo conseguiu que me deixassem ficar. Eu estava feliz pois, tinha ânsias de vir ao colégio.
Não sei o que acontece comigo. É uma tristeza interior tão grande que me sinto como que isolada de todo mundo. Enfim, ontem, graças a Deus, pude meditar e senti devoção e amor, o que há muito tempo não me dava o Senhor nem mesmo na comunhão.
Estes dois meses de sofrimentos são dois meses de céu. Tudo ofereci a Jesus e lhe pedi que me desse a sua cruz.
Tirei como resolução a de viver muito alegre exteriormente.
Procurei madre Esquerdo. Recomendou-me que fizesse tudo por amor. Que buscasse não os consolos de Deus mas o Deus das consolações.
28 de agosto de 2021
Programação de Missas do Apostolado do IBP em Curitiba
Na Capela São José de Chambéry:
⛪️ Domingo, 28/08
XIV Domingo pós Pentecostes
08h30, Missa Rezada
10h00, Missa Cantada
19h00, Missa Rezada
————————————————————
Na Casa do Padre: Olavo Bilac, 76
⛪️ 2ª feira, 29/08
07h30, Missa Rezada
⛪️ 3ª feira, 30/08
07h30, Missa Rezada
⛪️ 4ª feira, 01/09
07h30, Missa Rezada
——————————————————
Na Capela São José de Chambéry:
⛪️ 5ª feira, 02/09
18h30, Exposição do Santíssimo
19h30, Missa Rezada
⛪️ 6ª feira, 03/09
Primeira Sexta-feira do mês
18h30, Hora Santa reparadora
19h30, Missa Rezada
⛪️ Sábado, 04/09
08h30, Atendimento de Confissões
09h00, Missa Rezada
⛪️ Domingo, 05/09
XV Domingo depois de Pentecostes
08h30, Missa Rezada
10h00, Missa Cantada
19h00, Missa Rezada
Deus abençoe!
Pe. Thiago, IBP
27 de agosto de 2021
Teresa de Los Andes - Deus, Alegria Infinita - Diário e Cartas
QUERO ENTRAR AOS 18 ANOS
Cheia Montes foi a Los Andes e mostrou suas cadernetas onde eu havia escrito. Então perguntaram-lhe muitos por mim. E madre Angélica mandou-me dizer que lhe escreva. Vou escrever-lhe.
Quinta-feira, 16. Jesus meu, perdoa-me. Sou tão orgulhosa que não sei aceitar com humildade a mais ligeira humilhação. Jesus querido, ensina-me a humildade e envia-me humilhações. Quero ser pobre, humilde, obediente, pura como era minha Mãe e como tu, Jesus. Faze de tua casinha um palácio, um céu.
Segunda-feira, 20. Sinto-me insensível, fria como o mármore, sem poder meditar e nem mesmo comungar com devoção. Jesus meu, ofereço-te isto por meus pecados e pelos pecadores e pelo Santo Padre e pelos sacerdotes. Uno-me ao teu abandono no Calvário.
Terça-feira, 22. Recebi carta do Pe. Colom. Fala-me da escolha do mosteiro. Por outro lado, dizem-me que não pense, pois falta muito. Mas só falta um ano. Quero entrar para o convento aos dezoito anos.
SERVIU PARA HUMILHAR-ME
Estávamos em instrução, quando uma abelha se aproximou de mim. Sem saber como, dei um salto e corri para fora da sala.
Depois tive vergonha de não ter sabido vencer-me, ofereci a humilhação a Deus, e entrei. Madre Esquerdo olhou-me tão firme e profundamente que eu teria preferido que a terra me tragasse. Depois fui pedir perdão à Madre. Confesso que me custou, porém dirigi-me a minha Mãe, e ela, como sempre, me ajudou. Dou graças a Deus por este acontecimento, pois não o ofendi, mas serviu para humilhar-me.
Fui me confessar. Disse-me o Padre que não me inquietasse com as distrações, que serviam para humilhar-me.
Quanto me custa acostumar-me a me colocar. por último em tudo. Jesus me disse que ele estava sempre em último lugar!
27-28 de agosto. Sinto a cada instante fadigas. - Várias vezes tive de pôr toda a minha vontade para não me deixar levar pela tristeza. Ontem tirei este propósito da meditação: mostrar-me alegre todo o dia. E o cumpri. Quase não podia mexer-me. Creio que é por causa da fraqueza em que estou: uma dor de cabeça constante.
Além disso, a dor nas costas. Sinto-me cada dia pior, -Não tenho ânimo para nada. Porém é a vontade de Deus. Que se faça como ele quiser. Minha Mãe, tudo coloquei em vossas mãos.
PRIVAM-ME DO CÉU
Hoje, 30 de agosto, fui à comunhão. Jesus meu, tu és minha vida. Sem ti eu morro. Sem ti desfaleço.
Hoje me senti mal. As fadigas não me deixam. Que fazer, se é a vontade de Deus? Olhar meu crucifixo dá-me forças. Vejo tudo escuro. Só venço porque Jesus está dentro de minha alma.
Ele me ilumina. Quando comungo sinto ânimo. Jesus me dá vida, não só a da alma, mas a do corpo. E tiram-me a comunhão. Privam-me do céu. Jesus querido, que se faça a tua vontade!
10 de setembro. Enferma sempre. Apresenta-se triste o meu porvir, não o quero olhar. Disseram que me iam tirar do colégio e teria de debutar no próximo ano. Causa-me horror. E ver, por outro lado; que não poderei ser carmelita por causa de minha saúde; Tudo isto me faz exclamar: Jesus meu, se é possível, que se afaste de mim este cálice; mas não se faça minha vontade senão a tua!
26 de agosto de 2021
Teresa de Los Andes - Deus, Alegria Infinita - Diário e Cartas
O AMOR É CÉU
Que espanto causará à alma ver que desfigurou a imagem de seu Criador. Que confusão haverá, quando Jesus Cristo se apresentar! Lembra-te, Jesus, de que toda a minha vida só desejei ser tua. Não sei por que não me causa tanto espanto o Juízo, pois não acredito que as almas que tomaram e elegeram a Jesus por dono de seu coração sejam rechaçadas. Um esposo tem compaixão de sua esposa. Minha Mãe, "Spes unica", quando eu comparecer diante de meu Juiz, dize-lhe que sou tua filhinha!
O inferno me gela. Só uma coisa me causa mais horror do que tudo e é o que disse Sta. Teresa: "Os condenados não amarão".
Oh! O coração humano como sofrerá então, pois Deus o criou para ele! Odiar a Deus é o maior suplício. Jesus querido, acabo de ver o que é o inferno, o terrível que é. Porém te digo que preferiria estar ali por uma eternidade, contanto que uma alma, ainda que seja tão miserável quanto a minha, te ame. Sim, minha Mãe, repete-o a Jesus a cada batida de meu coração. Ainda que eu sei que já não seria o inferno, senão céu, pois o amor é céu.
VOCÊ NÃO COMETEU PECADO MORTAL
Fui ingrata. Perdão, Jesus querido! Sou indigna de teus celestiais olhares. Dá-me só um refúgio em teu divino Coração. Ali quero viver purificando-me com teu fogo abrasador.
Confessei-me dos pecados de toda a minha vida. Que confusão ao ver-me tão pecadora! Quase acreditei que ia morrer de dor.
E qual seria minha alegria ao ouvir que o Padre me dizia: "Você, pela graça de Deus, não teve a desgraça de cometer nenhum pecado mortal. Você se expôs, e Deus com amor a preservou. Dê-lhe graças de coração".
Fiquei muda. Como expressar o que passou por minha alma?
Naquele instante sentia amor. E esse amor era puro, virginal. Oh! que grande é a misericórdia de Deus para esta sua miserável esposa!
Quantas graças à minha Mãe!
QUEM AMA SE SACRIFICA
14 de agosto. Sinto tristeza, abatimento. Trato de reprimi-la.
Estou contente por outra parte, pois me encarregaram de uma turma de recreio. Estou feliz: é uma prova de confiança.
Sinto tão difíceis de cumprir os meus propósito. Porém Jesus me animou colocando diante de meus olhos seu rosto desprezado, humilhado. Peço-lhe que me dê forças. Quero ser sempre a última em tudo, ocupar o último lugar, servir os outros, sacrificar-me sempre e em tudo para unir-me Àquele que se fez servo sendo Deus, porque nos amava.
Creio que no amor está a santidade. Quero ser santa; logo me entregarei ao amor, já que ele purifica e serve para expiar. Quem ama não tem outra vontade senão a do Amado. Logo eu quero fazer a vontade de Jesus. Quem ama se sacrifica. Eu quero sacrificar-me em tudo. Não me quero dar nenhum gosto. Quero imolar-me constantemente para parecer-me com aquele que sofre por mim e me ama. O amor obedece sem réplica. O amor é fiel. O amor não vaçila. O amor é o laço de união de duas almas. Pelo amor me fundirei ern Jesus.
25 de agosto de 2021
Teresa de Los Andes - Deus, Alegria Infinita - Diário e Cartas
UMA VIDA NO CÉU
Estou lendo Isabel da Trindade. Encanta-me. Minha alma é parecida com a sua; ela foi santa, eu a imitarei e serei santa. Quero viver com Jesus no íntimo de minha alma. Quero viver uma vida de céu - como diz Isabel - sendo um louvor de glória:
- vivendo em comunhão íntima com o Esposo de minha alma, entregando-me a ele sem reservas;
- cumprindo em tudo a vontade de Deus. Cumprindo a cada instante com alegria o meu dever;
- vivendo em silêncio. Assim o Espírito Santo tirará sons harmoniosos, e o Pai, junto com o Espírito, formará a imagem do Verbo;
- sofrendo. Já que Cristo sofreu toda a sua vida, e foi louvor de glória de seu Pai, sofrerei com alegria por meus pecados e pelos pecadores;
- vivendo uma vida de fé. Olhando tudo sob o ponto de vista sobrenatural. Refletindo a Cristo como num cristal em nossas ações;
- vivendo em contínua ação de graças. Que nossos pensamentos, desejos e atos sejam uma ação perpétua de graças;
- vivendo em contínua adoração. E já que não podemos estar constantemente em oração, renovar a intenção.
MINHA PAIXÃO DOMINANTE
8 de agosto. Hoje entro em retiro. Jesus me disse que vai fazer uma revisão em sua casinha para limpá-la.
Senhor, não sei como pagar-te tantos benefícios que me concedes.
Desde agora quero ser-te fiel. Quero que todas as minhas ações sejam segundo tua vontade.
Tenho confusão e vergonha por tantos pecados que cometi.
Deus meu, perdão! E pensar que o germe de todos os pecados é a soberba, e essa é a minha paixão dominante . . . Que sou eu, Senhor, senão miséria, nada criminoso, que me levantei contra meu Criador? Que tenho eu, Senhor, que tu não me tenhas dado?
Compreendi que o que mais me aparta de Deus é meu orgulho.
Desde hoje quero e me proponho ser humilde. Sem humildade, as demais virtudes são hipocrisia; as graças recebidas de Deus tornam-se dano e ruína.
Quão diferentes são as coisas olhadas sob a luz da morte.
Aparecem em toda a sua realidade.
24 de agosto de 2021
Teresa de Los Andes - Deus, Alegria Infinita - Diário e Cartas
SOU MUITO ORGULHOSA
Quarta-feira, 4. Sacrifiquei minha visita ao Santíssimo para distribuir os livros. Custou-me.
5 de julho. Não fui perfeita: na aula de francês conversei. Entretanto, me venci bastante. Amanhã farei um dia de retiro.
Necessito muito. Uno-me a Nosso Senhor, porém não o imito.
Ainda sou muito orgulhosa e me proporei abater até os últimos germes do amor-próprio. Não sei sobre o que se pode basear, pois sou um nada criminoso. Aprecio a estima das criaturas. Porém, para que servirá se Deus não me estima?
Sexta-feira, 10. Tratei de fazer o retiro. Tirei proveito da meditação, pois meditei sobre Deus e, quando penso nele, fico mergulhada no amor. Vejo sua grandeza infinita e minha extrema miséria.
Conversei com Jesus e deu-me a entender o nada das apreciações humanas. Um dia a acham boa; percebem amanhã um defeito, imediatamente a acham má. Para que serve que as criaturas a amem, a encham de honras, se Deus a despreza?
QUASE ME ABORRECI
Terça-feira, 10. As meninas da classe brincaram tanto comigo, que quase chorei. Além disso, estava com dor de cabeça e dor nas costas, que não sabia o que fazer. Não respondi porque não queria faltar ao silêncio. Ofereci ao menino Jesus.
Depois, no recreio, disse-lhes que haviam ultrapassado os limites, que não brincassem assim. Então, quase me aborreci, porém depois ficamos de bem e à tarde mandaram-me um santo. Custa-me aguentar brincadeiras. Fico com raiva. E as meninas dizem que tenho bom caráter, e é porque não me aborreço e brinco também, que elas as fazem. Sinto que cada dia me querem mais, e isto é porque lhes dou bom exemplo.
FOME DE JESUS
11 de julho. Estou de cama constipada. Não falei bastante com Jesus. Sinto-o dentro de minha alma. Esta manhã tinha fome de Jesus, pois não pude comungar e desde que vim de Chacabuco, só um dia deixei de comungar. São 149 comunhões.
13 de julho. Hoje completei 17 anos. Um ano a menos de vida. Um ano a menos de distância da morte, da união eterna com Deus. Um ano só para chegar ao porto do Cannelo. Oh! Quando me abrirás tuas portas sagradas!
Quantas graças me concedeu o Senhor e quão mal lhe pago.
Meu Jesus, perdoe-me minhas ingratidões.
FELIZ PORQUE SOFRIA
15 de julho. Sofri bastante ontem. Deram-me uns remédios que me provocaram dores, porém não me queixava. Estava feliz porque sofria. Sentia como se nas costas me enfiassem alfinetes, porém lembrava-me de meu bom Jesus, quando o açoitavam, e me sentia muito feliz sem manifestar minha dor.
Rebeca me disse que eu ia perder pontos, que iam examinar o meu caso e passar outra na minha frente. No princípio me preocupei, mas depois pensei que a Virgem me havia concedido os pontos e as classificações e agora era vontade de Deus que eu ficasse doente; que minha mãe estaria mais contente vendo-me resignada. Fiquei contente e disse que esta era a vontade de Deus.
Disse que eu pedira à Virgem o prêmio e esperava com certeza que ela mo daria. E se não o deu, dar-me-ia o prêmio eterno, pois estava cumprindo o meu dever.
Hoje vou mostrar-me alegre quando me aplicarem os remêdios. Por Jesus!