27 de julho de 2015

Sermão Primeiro Comunhão 05/07/2015 – Pe Daniel Pinherio, IBP,

[Sermão] 1ª Comunhão – recordatório da doutrina cristã

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.
Ave Maria…
Gostaria de dirigir algumas palavras às crianças que farão hoje a primeira comunhão. Essas palavras servem também para nós, que já fizemos a nossa primeira comunhão e que recebemos a Eucaristia com certa frequência.
João Pedro, Luís Felipe, Isabella, Lara, hoje é o dia mais importante da vida de vocês. Vocês vão receber o Corpo de Jesus. Jesus Cristo, que, como aprendemos no catecismo, é verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus. Vocês se prepararam para esse dia. Vocês se prepararam para esse dia estudando o Credo, a Oração, os Mandamentos e os Sacramentos.
No Credo, nós estudamos tudo aquilo que Deus nos falou e em que devemos acreditar com certeza absoluta. Acreditamos com certeza absoluta no que Deus falou porque Ele não pode se enganar nem nos enganar. Vimos que há um só Deus em três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Vimos que Deus filho se fez homem, nasceu e morreu por nós na cruz para nos salvar. Vimos que são os nossos pecados que fazem Jesus sofrer tanto. Vimos que Jesus ressuscitou ao terceiro dia, e subiu aos céus. Vimos que Ele fundou a sua Igreja, sobre Pedro, sobre o Papa, quer dizer, vimos que Ele fundou a Igreja Católica, que tem o Papa. Vimos que Deus dá os céus aos que morrem em amizade com Ele e o inferno aos que morrem separados dEle pelo pecado mortal. João Pedro, Luís Felipe, Isabella, Lara , vocês devem crer em tudo o que Deus nos falou e a Igreja sempre ensinou.
Na Oração, estudamos tudo aquilo que devemos pedir a Deus, tudo aquilo que devemos desejar. E estudamos como pedir. Em primeiro lugar, vimos que o que mais devemos desejar e pedir é que Deus, que Jesus e que sua Igreja sejam mais conhecidos, amados e servidos. Em seguida, vimos que o que mais devemos pedir a Deus é a salvação da nossa alma. Vimos que podemos também pedir bens materiais, desde que não prejudiquem a salvação da nossa alma. Estudamos o Pai-Nosso e a Ave-Maria. Vimos como é bom rezar o Santo Terço. Procurem, crianças, rezar o Santo Terço. Nossa Senhora pediu aos Pastorinhos de Fátima, que tinham mais ou menos a idade de vocês, para que rezassem o Terço todo dia. E tenham uma grande devoção à Mãe de Jesus, Maria, que é também nossa mãe. Se quiserem permanecer no bem, rezem para Maria. Vimos que devemos rezar principalmente nas tentações, nos perigos e na hora da nossa morte. Vimos que o bom católico reza de manhã ao acordar, de noite antes de dormir, antes das refeições, antes de toda ação mais importante. O bom católico reza várias vezes ao dia. E é isso, João Pedro, Luís Felipe, Isabella, Lara, que vocês têm que fazer: rezar.
Nos mandamentos, vocês aprenderam o que devem fazer e o que não devem fazer: amar a Deus sobre todas as coisas, não tomar seu Santo Nome em vão, guardar domingos e festas, honrar pai e mãe e todos os mandamentos. Vocês estudaram os mandamentos para colocá-los em prática, para fazerem o bem e evitarem o mal. Jesus falou: aquele que me ama guarda os meus mandamentos. Se vocês amam Jesus – e vocês devem amar Jesus – é preciso praticar os mandamentos de Jesus. E lembrem-se de que os mandamentos não são uma coisa ruim que somos obrigados a seguir. Não, os mandamentos nos foram dados por Deus e são uma coisa muito boa para nós e para todo mundo. Praticar os mandamentos nos traz a verdadeira felicidade, João Pedro, Luís Felipe, Isabella, Lara. Vocês devem se lembrar de que o maior mal que existe é o pecado mortal e que o segundo maior mal que existe é o pecado venial. Vocês devem se lembrar do exemplo de São Domingos Sávio. São Domingos Sávio, para quem rezamos em todas as nossas aulas, preferia morrer a pecar. Vocês também devem se comportar assim: eu prefiro morrer a cometer um pecado, eu prefiro morrer a fazer mal a Cristo que só me fez bem e que morreu para me salvar.
Nos sacramentos, estudamos os sete canais principais da graça. Vimos o Batismo, pelo qual temos o pecado original apagado, nos tornamos filhos de Deus e membros da Igreja. A Confissão, que apaga os nossos pecados e que vocês fizeram ontem. Vocês devem procurar com frequência a confissão e são obrigados a fazer isso se caírem em pecado mortal. Vimos a Crisma, que faz de nós soldados de Cristo. A ordem que faz do batizado, homem, sacerdote de Cristo. O Matrimônio, que une um só homem e uma só mulher para a geração e educação dos filhos e para que se ajudem mutuamente no caminho da salvação. A extrema-unção para ajudar a alma e o corpo em doenças com perigo para a vida da pessoa. E estudamos, principalmente, a Eucaristia ou Comunhão. O sacramento que vocês vão receber hoje pela primeira vez, João Pedro, Luís Felipe, Isabella, Lara. Vimos que para receber bem a Eucaristia é preciso estar em estado de graça, isto é, sem nenhum pecado mortal na consciência. Vimos que é preciso estar em Jejum de pelo menos uma hora. Vimos que é preciso estar trajado de maneira decente. Vimos que é preciso saber o que se recebe na comunhão. E vocês, João Pedro, Luís Felipe, Isabella, Lara, sabem o que vão receber. Na Eucaristia, está o Corpo, o Sangue a Alma e a Divindade de Jesus Cristo. Vocês já sabem que a Eucaristia parece pão, tem gosto de pão, mas que, na verdade, é Jesus Cristo. Vocês sabem que o Pão e o Vinho se transformam no Corpo e no Sangue de Cristo na hora da Consagração, quando o Padre diz: “Isto é o meu Corpo” e “Este é o Cálice do meu Sangue”. Vocês sabem que, na Comunhão, Jesus Cristo se entrega a nós como alimento para a nossa alma. Jesus Cristo é tão bom com vocês e com todos nós. Vocês devem ser bons com Jesus fazendo sempre a vontade dEle.
Hoje, é o dia mais importante da vida de vocês até aqui. Vocês vão receber o próprio Deus na alma de vocês. É preciso receber Jesus com devoção. Vocês devem, agora, ainda mais do que antes, prestar atenção na Missa, sem distração, sem conversar, sem brincar. Vocês sabem que estão diante do sacrifício de Cristo na Cruz que se renova no altar. Vocês sabem que é da cruz que vem a nossa salvação. Vocês sabem, então, a importância da Missa. Antes da comunhão vocês devem pedir a Jesus a graça de serem santos, de se salvarem, de chegar ao céu. Depois de terem comungado, vocês devem agradecer a Jesus a bondade dEle, vocês devem pedir mais uma vez a graça de serem santos, de se salvarem. Vocês devem pedir a graça de não mais pecar. Vocês devem pedir a graça de receber bem a comunhão e com frequência. Vocês devem pedir pela família de vocês, pela Igreja, pelo Papa, pela santificação de todos os padres e de todas as pessoas. Recebam bem Jesus Cristo, caras crianças, com devoção.
João Pedro, Luís Felipe, Isabella, Lara, hoje é o dia mais importante da vida de vocês. Vocês vão receber o próprio Deus. Vocês vão receber o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

Catecismo Ilustrado - Parte 46

Os Mandamentos

7º Mandamento de Deus: Não furtar

1. Por este mandamento, Deus proíbe tomar ou reter injustamente as coisas alheias.
2. Há três espécies de pecados contra este mandamento: 1º tomar os bens alheios contra a vontade do seu dono; 2º reter o alheio injustamente; 3º causar dano ao próximo com malícia e injustiça.
3. Os que tomam injustamente o bem alheio são: os ladrões, os trabalhadores infiéis, os comerciantes sem escrúpulos, os usuários, os litigantes de má fé, e em geral todos os que fazem dano ao próximo.
4. Os filhos que roubam a seus pais pecam contra o 7º mandamento, porque se apoderam dum bem que ainda não lhes pertence.
5. É sempre pecado o apoderar-se dos bens do próximo, mas o pecado é mais ou menos grave conforme o valor do objeto.
6. Há circunstâncias que tornam pecado mortal um roubo pequeno em si, por exemplo, quando um pequeno roubo causa grande prejuízo.
7. Pode-se reter injustamente o bem alheio de vários modos: não pagando as dívidas, não restituindo os depósitos que nos foram confiados, e guardando alguma coisa achada sem se informar de quem seja o seu dono para lhe restituir.
8. Pecam contra este mandamento os que culpavelmente fazem ou causam dano ao próximo.
9. Peca-se contra este mandamento, não só cometendo uma injustiça, mas também participando da injustiça do próximo.
10. Eis aqui os conselhos que dava São João Batista aos que lhe confessavam as suas injustiças: “Por que o machado já está posto à raiz das árvores. Toda a árvore que não dá bom fruto será cortada e lançada no fogo”. As multidões interrogavam-no, dizendo: “Que devemos, pois, nós fazer?” Respondendo, dizia-lhes: “Quem tem duas túnicas, dê uma ao que não tem; e quem tem que comer, faça o mesmo”. Foram também publicanos, para serem batizados, e disseram-lhe: “Mestre, que devemos nós fazer?” Ele respondeu-lhes: “Não exijais nada além do que vós está fixado”. Interrogavam-no também os soldados: “E nós, que faremos?” Respondeu-lhes: “Não façais violência a ninguém, nem denuncieis falsamente, e contentai-vos com o vosso soldo”. Estando o povo na expectativa e pensando todos nos seus corações que talvez João fosse o Cristo, João respondeu, dizendo a todos: “Eu, na verdade, batizo-vos em água, mas virá um mais forte do que eu, a Quem não sou digno de desatar as correias das sandálias; Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo; tomará na Sua mão a pá, limpará Sua eira e recolherá o trigo no Seu celeiro, mas a palha queimá-la-á num fogo inextinguível”.” (Lucas III, 9-18)

Explicação da gravura

11. Vê-se na esquerda, na parte inferior, o velho Tobias pobre e cego, que possuíra grandes bens. Sua mulher trabalhava para o sustentar. Um dia que lhe tinham dado um cabrito, Tobias, ouvindo os gritos do animal, disse: “Tomai conta que não seja fruto de algum roubo.”
12. No alto da gravura vê-se o rei Acab ferido num combate. Este príncipe desejava obter uma vinha pertencente a Naboth, que não a quis vender. Acab então, de acordo com a sua mulher, mais perversa do que ele, mandou assassinar Naboth e apoderou-se da sua vinha. Elias profetizou-lhe da parte de Deus que o seu sangue seria lambido pelos cães no mesmo lugar onde o fora o de Naboth. Acab, estando em guerra com o rei da Síria, foi ferido por uma seta, e o seu sangue lambido pelos cães, como profetizara Elias.

13. Vê-se na parte inferior, à direita, um israelita de nome Achan que, contra a proibição do Senhor, se apropriara, depois da tomada de Jericó, de grande quantidade de rebanhos, duzentos siclos de prata, uma régua de ouro e um manto de púrpura. Achan foi severamente castigado por ordem de Josué; o povo apedrejou-o e queimou-o juntamente com o que ele roubara.

26 de julho de 2015

IV Congresso São Pio V

Prezados Leitores, Salve Maria!

Favor observar o que segue:

1 - Missa de abertura do IV Congresso São Pio V no dia 24/07/2015: Confissão e atendimento pessoal com o Pe. Renato na sexta-feira, favor agendar com o Sr. Jorge pelo telefone 41-9165-2266. Confissões entre 18:00 e 18:45 horas, pois a Missa terá o seu início às 19:00 horas.

2 - Missa do dia 25/07/2015 (sábado) - 08:00 horas: Não haverá confissões antes da Missa.

3 - Missa do dia 26/07/2015 (domingo) - 11:00 horas: Não haverá confissões antes da Missa.

4 - O Padre Renato estará a disposição para confissões e atendimento pessoal no período de realização do IV Congresso São Pio V no sábado dia 25/07/2015 a partir de 10:00 horas da manhã.

5 - Efetue a sua inscrição no congresso o mais breve possível, enviando para o e-mail degregodke@gmail.com, seu nome, e-mail, cidade e estado.




Faça sua Inscrição através do e-mail degregodke@gmail.com, informando Nome, e-mail, cidade e estado.

25 de julho de 2015

Concerto de Música Sacra no IV Congresso São Pio V



O IV Congresso São Pio V está próximo, efetue sua Inscrição através do e-mail degregodke@gmail.com, informando Nome, e-mail, cidade e estado.

24 de julho de 2015

IV Congresso São Pio V - Imagens do dia 24/07/2015

Palestra de Abertura do IV Congresso São Pio V - A Família Católica e a Sociedade Moderna proferida pelo Padre Renato













IV Congresso São Pio V - Imagens do dia 24/07/2015

Missa Cantada pela Propagação da Fé celebrada pelo Padre Renato, com sermão do Diácono Pedro Gubitoso












IV Congresso São Pio V - Imagens do dia 23/07/2015

Recepção do Padre Renato e dos Seminaristas do IBP para o IV Congresso São Pio V

Missa Tridentina celebrada pelo Pe. Renato do Instituto Bom Pastor


Pe. Renato, Seminaristas do IBP e  integrantes do Grupo São Pio V foram recepcionados com um lanche









Catecismo Ilustrado - Parte 45

Os Mandamentos

6º Mandamento de Deus: Guardar Castidade

1. O sexto mandamento proíbe todas as ações, vistas e palavras contrárias à castidade.
2. Castiga Deus os pecados contra a castidade de muitos modos, mas especialmente com a cegueira da alma, pena gravíssima, a qual faz que um homem dominado pelo vício da desonestidade não olhe nem a Deus, nem a própria honra, nem mesmo a própria vida.
3. Para evitar este vício vergonhoso, deve-se fugir: 1º da ociosidade; 2º da gula; 3º das vistas licenciosas; 4º da vaidade e da imodéstia no vestir; 5º dos livros e espetáculos desonestos; 6º das cantigas lascivas; 7º das danças e posturas indecentes etc.
4. Este mandamento ordena-nos a castidade da alma e do corpo. Para adquirir e conservar a castidade deve-se: 1º pedi-la amiudadas vezes a Deus, de Quem é dom especial; 2º frequentar os sacramentos; 3º ser devoto de Maria Santíssima; 4º afligir o corpo com jejuns e mortificações.
5. O pecado contra a castidade é gravíssimo: 1º porque mais do que qualquer outro pecado destrói em nós a imagem e semelhança de Deus, tornando-nos semelhantes aos animais; 2º porque profana os nossos corpos que são membros de Jesus Cristo e templos do Espírito Santo.
6. Nosso Senhor declara que o demônio da impureza não se expulsa senão pelo jejum, a mortificação e a oração. Um homem dentre o povo disse a Jesus: “Mestre, trouxe-te o meu filho, que tem um espírito mudo; e este, onde quer que o apanhe, despedaça-o, e ele espuma, e range os dentes, e vai definhando; e eu disse aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam”. E ele, respondendo-lhes, disse: “Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? até quando vos sofrerei ainda? Trazei-mo”. E trouxeram-lho; e quando ele o viu, logo o espírito o agitou com violência, e, caindo o endemoninhado por terra, revolvia-se, escumando. E perguntou ao pai dele: “Quanto tempo há que lhe sucede isto?” E ele disse-lhe: “Desde a infância. E muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas, se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos”. E Jesus disse-lhe: “Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê”. E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: “Eu creio, Senhor! Ajuda a minha incredulidade”. E Jesus, vendo que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: “Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entres mais nele”. E ele, clamando, e agitando-o com violência, saiu; e ficou o menino como morto, de tal maneira que muitos diziam que estava morto. Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou. E, quando entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram à parte: “Por que o não pudemos nós expulsar?” E disse-lhes: “Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum”.” (Marcos IX, 16-29)

Explicação da gravura

7. Na parte superior, está representado o dilúvio, no qual pereceram todos os homens, exceto Noé e a sua família. Deus enviou esse terrível castigo para punir os homens que se entregavam a todos os crimes, particularmente ao da impureza. Noé, que era virtuoso, salvou-se dentro da arca.
8. Vê-se inferiormente o incêndio de Sodoma e Gomorra, cidades que foram destruídas por Deus em castigo do pecado de impureza.
9. Vê-se na parte inferior à direita Sansão que, cego pela paixão, revelou a Dalila o segredo da sua força. Esta mulher infame mandou-lhe cortar os cabelos, entregando-o aos filisteus que lhe queimaram os olhos e o condenaram a mover a mó dum moinho.
10. À esquerda veem-se dois filhos de Jacob matando o rei Sichen que desonrara uma sua irmã.