7 de novembro de 2009

23.º Domingo depois de Pentecostes: Quem Me tocou? Igreja dos gentios e conversão dos judeus no fim dos tempos.

Sermão 7 de Santo Agostinho (MORIN)
Sobre o texto do evangelho de São Mateus 9, 20-22

1. A CRISTO SE O TOCA COM A FÉ. - A narração dos feitos passados ilumina a mente e nos traz a esperança do porvir. Ia Jesus a ressuscitar a filha do príncipe da sinagoga, filha que, segundo o que se Lhe anunciou, havia morrido. Indo, pois, até lá, apareceu de soslaio certa mulher enferma de fluxo de sangue e que havia de ser redimida com o sangue. E disse em seu coração: Só em tocar a barra do seu vestido, sararei. Disse-o, e tocou; assim, com essa fé é como se toca Cristo. E o Senhor pergunta: Quem Me tocou? Aquele a Quem nada se Lhe esconde deseja saber; busca por quem se fez o que sabia Ele, já de antemão, que se faria. Logo, há aqui um mistério; examinemo-lo e endendamo-lo na medida em que se nos conceda.

2. POR QUE A HEMORROÍSSA PARECE COMO SER IGNORADA. OS JUDEUS CRERÃO NO FIM DO SÉCULO. - Simbolizava a filha do arquissinagogo a plebe judaica; esta mulher, a igreja dos gentios. Nosso Senhor, Cristo, nascido dos judeus quanto à Sua carne, fez-Se presente aos mesmos judeus corporalmente; aos gentios mandou apóstolos, não foi Ele em pessoa. Sua vida corporal e visível passou-se na Judeia. Por isso disse o Apóstolo: Digo, pois, que Cristo foi ministro - ou pregador do Evangelho - para com os da circuncisão, a fim de que fosse reconhecida a veracidade de Deus no cumprimento das promessas que havia feito aos pais, pois a Abraão se disse: "Na tua descendência serão benditas todas as nações"; mas os gentios devem glorificar a Deus por Sua misericórdia. Cristo, pois, foi enviado aos judeus. Caminhava Jesus a ressuscitar a filha do príncipe da sinagoga. Entreveio uma mulher e foi curada; curada primeiro pela fé, o que parece como que ignorado pelo Salvador. Porque, se assim não é, como disse: Quem me tocou? Ignorância de Deus, seguramente um mistério; algo quer dar a entender quando ignora Quem nada pode ignorar. Que significa, pois? A salvação da igreja dos gentios, aquela que não viu com presença corporal Cristo, Cuja voz diz em um salmo: O povo ao qual Eu não conhecia se submeteu ao meu domínio; apenas ouviu minha voz, me rendeu obediência. O orbe da terra O ouviu e creu; o povo judeu O viu e crucificou; mas depois veio a Ele. Também crerão os judeus, porém ao fim do mundo.

3. O CORO DOS APÓSTOLOS, VESTIDO DO SENHOR; A BARRA, PAULO. - Até que chegue a saúde a esta mulher, a gentilidade, toque a orla do vestido de Cristo. Entendei no vestido o colégio dos apóstolos. Nele estava um, o menor e o último, um como barra do vestido, o apóstolo Paulo. Enviado aos gentios, ele mesmo diz: Eu sou o menor dos apóstolos, que não mereço ser chamado apóstolo. Esta barra, mínima e última, é o necessário para curar a mulher enferma. O que ouvimos passou-se e passa-se ainda agora; todos os dias toca a mulher esta barra, todos os dias é curada. O fluxo da carne, a luxúria, é o fluxo do sangue. Quando se ouve o Apóstolo, quando escutamos esta última e menor barra, que diz: Mortificai vossos membros que estão sobre a terra, se estanca o fluxo de sangue, estanca-se a fornicação, coíbe-se a embriaguez, coíbem-se os prazeres do século, coíbem-se as obras todas da carne. Não te maravilhes, foi tocada a barra. Quando o Senhor disse: Quem me tocou?, conhecendo-o não o conheceu, ou Se fez que não o sabia, para dar a entender e designar a igreja dos gentios, que Ele não viu pelos olhos do corpo mas a qual redimiu com Seu sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.