1 de outubro de 2009

"Deixai vir a mim as criancinhas ..." (Mateus, 19, 14) - Parte 11

11) Deus pode também fazer o mal?
Não. Deus não pode fazer o mal, porque sendo bondade infinita, não o pode querer; mas tolera-o para deixar livres as criaturas, sabendo depois tirar o bem ainda mesmo do mal.
Deus é bondade infinita e, por conseguinte, é bem infinito. Bem e mal não podem andar juntos. Poder e querer fazer o mal não é perfeição mas defeito. Em Deus, que é a mesma perfeição, não pode existir o mal.
O maior mal é o pecado. Deus não só não pode cometê-lo, mas nem sequer pode desejá-lo, porque o pecado é ofensa a Deus e Deus não pode ofender-Se a Si mesmo.
Ele o permite, no entanto, à criatura que é dotada de liberdade, isto é, ao homem. Assim como os médicos sabem tirar preciosos remédios dos mais fortes venenos, assim Deus sabe tirar o bem até do mal.
Lembras-te da história de José, conhecido pelo nome de José do Egito? Esse menino tão bom era filho predileto de Jacó, por isso seus irmãos muito o invejavam e odiavam.
Um dia em que levavam seus rebanhos para pastar bem longe de casa, agarraram-no, puseram-no numa fossa escura e, passando por lá mercadores árabes, a estes venderam o irmão por um preço ínfimo.
Das muitas aflições pelas quais passou este jovem, nenhuma ficou sem que delas soubesse ele tirar proveito. Os mercadores levaram-no para o Egito, onde o Faraó algum tempo depois o elegeu vice-rei daquele país.
Durante uns anos de grande carestia foi o salvador de todo o povo e até de seu pai e de seus irmãos.
Criaturas frágeis que somos, muitas vezes nos tornamos escravos do demônio e de nossas más inclinações. Imploremos ao Senhor a graça de odiar e de fugir sempre do mal e de querer firmemente o bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.