16 de abril de 2018

Retratos de Nossa Senhora, Juan Rey, S. J.,

RETRATOS DE NOSSA SENHORA

Nossa Senhora Rainha


Parte 5/7

O corpo glorioso de Jesus Cristo subiu aos céus por sua própria virtude, por isso se chama a essa subida - Ascensão.
O corpo glorioso da Virgem Santíssima foi levado ao céu pelo poder de Deus; por isso a subida de Nossa Senhora ao céu se chama - Assunção.
Deus enviou os seus anjos para que levassem o corpo de sua Mãe. Como não havia de ser assim? Se Jesus Cristo disse que os anjos vieram para levar ao céu a alma do pobre Lázaro, o corpo e a alma da Mãe de Deus seria transportada de forma menos digna?
Quando um personagem ilustre anuncia a sua visita a uma cidade, prepara-se-lhe com cuidado a recepção. Quem prepararia a recepção à Virgem Santíssima do céu? Sem dúvida o seu próprio Filho, o Rei da glória. Jesus Cristo diria aos habitantes do céu:
- "A vossa Rainha vem para tomar posse do seu trono. Recebei-a como merece".
A Virgem Santíssima ressuscitada, escoltada por legiões de anjos subiu aos céus. Subiu com a alma fixa em Deus, porque Deus era o imã que a arrastava para o céu. Subia, porém os seus olhos dirigiam-se também para a terra.
Olhava para a terra que era o campo dos seus combates e das suas vitórias, o lugar onde mereceu o galardão que estava recebendo.
Olhava para o céu, olhava para a terra e comparava. Olhava para o vale de Nazaré. Ali ficava a sua casa. Que pequena era vista do alto, e mais pequena ainda a sua habitação; que pequena e que humilde! E para essa casinha Deus dirigiu o seu olhar e fixou a pequenez da sua serva, e fixou-se nela .... nela, simples aldeã, e fê-la sua Mãe, raiz de todas as suas grandezas, da glorificação que estava a receber.
Que grandes coisas obrou nela o Omnipotente! A Virgem Santíssima subiu ao céu e o seu coração engrandecia ao Senhor.
Atravessava o espaço por um caminho alcatifado de estrelas. Todas as estrelas do firmamento para alcatifa da Rainha. E olhava para a terra e via o caminho do desterro para o Egito: areias ardentes onde se enterravam e queimavam os pés.
Aproxima-se o cortejo da mansão celestial. Os anjos que a acompanham dizem aos seus companheiros:
- "Príncipes celestiais, abri de par em par as portas da glória, porque chega a nossa Rainha".
E abriram-se de par em par as portas do céu para receber a Rainha triunfante.
Maria não deixara de olhar para a terra. Via as ruas estreitas e pedregosas de Belém. Recordava seu esposo José chamando às portas fechadas da cidade para que a hospedassem a ela, pois trazia no seu seio o Filho de Deus, e ninguém lhas abriu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.